WR Joacaba

Representantes do poder público estadual e municipal e entidades representativas da sociedade civil dos municípios que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Campos Novos, Seara, Videira, Caçador, Concórdia e Curitibanos participaram, nesta quinta-feira, 31, do workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030. O evento foi realizado na Unoesc, em Joaçaba.


A construção do Plano é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria do Planejamento (SPG), com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é construir uma visão de futuro para Santa Catarina, definir indicadores, metas e objetivos setoriais, traçar linhas de ação estratégicas para as regiões e identificar os desequilíbrios socioeconômicos.

Foi o quinto de oito workshops que serão realizados no estado. Na oportunidade foi apresentada a metodologia do Plano de Desenvolvimento, tendências e cenários, além de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados. Os participantes, divididos em grupos por dimensão e áreas temáticas, discutiram os obstáculos que dificultam o desenvolvimento macrorregional e propuseram ações estratégicas, que foram apresentadas em plenária. O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 aborda quatro dimensões: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, que se dividem ainda em 12 áreas de discussão.

O diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da SPG, Norton Boppré, destacou que o workshop é construído de forma participativa como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina. E busca responder as seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e com quais instrumentos de governança.

Mayelle Hall
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional - ADR Joaçaba
(49) 3527-9339 / 99924-2717 / 98837-9450