IMG 9256 Site

De forma participativa, cerca de 180 representantes da sociedade da macrorregião Oeste colaboraram na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, durante o Workshop Regional realizado em Chapecó, nesta terça-feira (5), na UCEFF.  Entraram em debate ações estratégicas para dizer qual o Estado que querem para o futuro.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento é uma ação do Governo do Estado de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e colaboração das Agências de Desenvolvimento Regional. Os workshops regionais estão sendo realizados em oito macrorregiões do Estado. O workshop Oeste compreende os municípios da abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

Representantes do poder público estadual, municipal e de entidades da sociedade civil puderam conhecer a realidade do Estado nas dimensões de Desenvolvimento Econômico, Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, contemplando todas as áreas de desenvolvimento. Divididos  de acordo com área de atuação, os participantes puderam contribuir com o Plano ao identificar os fatores que dificultam o desenvolvimento regional e apresentando alternativas que apontam os esforços que o Governo Estadual deveria realizar para superar os problemas.

Segundo o secretário de Estado Adjunto de Planejamento, Fábio Murilo Botelho, cerca de duas mil pessoas irão discutir o futuro de Santa Catarina durante estes ciclos regionais. “ Este é o momento de ouvir a sociedade para sabermos qual a visão que temos hoje e o queremos até 2030 para o Estado”, afirma.

Para a secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional – Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, projetar Santa Catarina para 2030 é um grande desafio, “as muitas mãos que aqui estão querem e precisam estar unidas, agregando cada vez mais ao desenvolvimento do Estado de Santa Catarina”, destaca.

O professor da UnoChapecó, Radamés Pereira participou da sala de debates da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. “Vejo isso como uma oportunidade de potencializar ideias para resolver problemas”, destaca.

Crédito fotos: Paulo Monauar/ADR Chapecó

Para mais informações: