consad conseplan

Florianópolis foi sede, nos dias 1º e 02 de março, do 106º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e o LXXII Fórum Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (Conseplan) – fórum conjunto nacional para gerar ideias, debates e conhecimento sobre o momento político e fiscal da União, Estados e municípios.


Na abertura do encontro, Murilo Flores, Secretário de Estado do Planejamento de SC, comentou sobre o aprendizado que os fóruns promovem. Para Flores, os Estados têm muitos desafios em comum e as soluções, muitas vezes, originam-se nessas reuniões.

Fernando Coelho, professor da Universidade de São Paulo, abriu o dia de palestras falando sobre as transições de governo. Apresentou exemplos de transição e como é importante para a arrancada de um novo mandato. Na sequência, ainda na parte da manhã, Felipe Salto, diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, trouxe dados sobre o cenário fiscal e apresentou expectativas para 2018 e 2019.

O período da tarde foi dedicado ao debate do uso das tecnologias. Ana Paula Mocny, da Deloitte, comentou a mudança de comportamento nas diversas áreas da sociedade com a revolução da era digital. Além dela, servidores das Secretarias de Estado da Administração e da Fazenda de Santa Catarina expuseram as ferramentas utilizadas por suas equipes no gerenciamento financeiro, pessoal e de processos.